SESC 24 DE MAIO CELEBRA A HISTÓRIA DO HIP HOP EM EXPOSIÇÃO GRATUITA
- forumfdc
- 6 days ago
- 2 min read
A exposição resgata a história do hip hop paulista em cenários impressionantes da cultura urbana.
Reportagem: Caroline Rossetto
Na década de 1970, no bairro do Bronx, Nova York, surgiu um movimento cultural, promovido por jovens negros, pobres, marginalizados e excluídos da sociedade, que realizavam festas para se expressar, através de quatro elementos: o rap, o grafite, o breakdance e a discotecagem. Popularizado por grandes artistas como Afrika Bambaataa & DJ Grandmaster Flash, o estilo musical gritava toda a desigualdade social, transformando em potência cultural. No Brasil, o estilo chegou na década de 1980.
Quarenta anos depois da chegada do hip hop no país, o SESC 24 de Maio apresenta a exposição “HIP-HOP 80’SP - São Paulo na Onda do Break”, onde o público pode conferir o acervo de 3.000 mil peças que conta a história do movimento em São Paulo.
A área central da exposição recria fielmente a São Bento da década de 1980, com uma réplica de um vagão de metrô cenográfico e objetos que formam uma boombox gigante. Com a curadoria de artistas consagrados como OSGemeos, KLJay, Thaíde, entre outros, a exposição reconstroi a história de peso que o movimento trouxe para cidade de São Paulo, em inúmeros pontos da metrópole: como as escadas do Theatro Municipal, a estação São Bento, a Praça Roosevelt e a esquina da Rua 24 de Maio em paralelo à República.
O acervo é um compilado de itens pessoais de um dos maiores nomes do movimento, o Nelson Triunfo e também de integrantes do grupo Electric Boogies, além de apresentar flyers de bailes blacks, cenas de filmes como o icônico“FlashDance” (1983), capas de discos, roupas de músicos pioneiros, como o Michael Jackson e grafites espalhados por todo o espaço.
O estudante Ítalo Gonçalves gosta bastante de Hip Hop e compartilhou o que achou da exposição:
“Estou achando bem interessante. Tem bastantes coisas da década de 80 e 90. É bastante legal ver essas coisas, traz algo bem espontâneo e é interessante ver essas coisas. O Hip Hop representa bastante cultura, liberdade de expressão, mais movimento, desenhos, gestos e roupas bem diferentes. Para mim, é uma liberdade bem interessante”, diz ele.
O artista plástico mineiro Hogenério, visitou a exposição e disse que apesar de não ter influências no Hip Hop, precisa ficar antenado com tudo o que acontece:
“ Eu estou achando maravilhosa. Ela pegou o movimento de rua, dos excluídos, tem vários objetos, publicações e é bem interativa. O Hip Hop não é a minha pegada, para falar a verdade, mas como eu sou artista, é legal e engloba várias artes como o grafite, a pintura,
os objetos e as instalações., A exposição valoriza muitos os excluídos e quem não tem acesso”, afirma.
A exposição fica em cartaz até 29 de março de 2026. A entrada é gratuita e os horários de funcionamento são de: Terças aos Sábados: das 09h00 às 21h00 e Domingos e Feriados: Das 09h00 às 18h00. O SESC 24 de Maio fica na Rua 24 de Maio - 109, República
A Central de Notícias da Rádio Vila Alpina é uma iniciativa do Projeto “Ponto de Cultura”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo

Comments