O CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL HOMENAGEIA O ARTISTA URUGUAIO JOAQUÍN TORRES GARCIA
- forumfdc
- Jan 21
- 2 min read
A mostra celebra a obra e o legado nos 150 anos de seu nascimento.
Reportagem: Caroline Rossetto
Pela primeira vez no Brasil, em parceria com o MUSEO TORRES GARCÍA do Uruguai, o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a exposição internacional “Joaquín Torres García - 150 anos”, que celebra a trajetória de um dos maiores artistas latino-americanos de todos os tempos.
Nascido em Montevidéu, no Uruguai, Joaquin Torres, se tornou conhecido pela sua obra “Mapa Invertido” (1943), que reposiciona todo o continente sul americano no centro do mapa, contrariando à visão eurocêntrica e norte-americana conhecida por todo o globo terrestre.
Torres Garcia, que faleceu em 1949, foi pioneiro do movimento modernista latino-americano e dialogou com a pintura, escultura, desenho e literatura. Apesar de ser muito viajado, jamais abriu mão das raízes sul-americanas em suas obras.
A exposição apresenta mais de 500 obras feitas por ele, com inspirações do período pré-colombiano, além de objetos pessoais como brinquedos feitos à mão, onde o público poderá conferir através de fotos em família.
O ferroviário, Victor Silva, esteve na exposição e aproveitou para contar um pouco mais de suas impressões:
“Eu acredito que um espaço gratuito como esse, você vem encontrar uma diversidade, tem um conhecimento diferente, dentro do que o espaço oferece. Acredito que o Centro de São Paulo oferece diversas oportunidades, diversas localizações onde você explora conhecimentos diferentes. A exposição mostra uma cultura dentro uma globalização, diversos temas, não só de um artista, mas contando a história de uma artista que explora muitos conceitos de arte. Acredito que seja isso``. afirma ele.
A também ferroviária Giulia Lourenço, também nos contou o que achou da exposição:
“Eu vim aqui sem expectativas, para falar a verdade. O Centro de São Paulo é muito grande. Quando a gente veio para cá, essa foi uma das recomendações. Eu pensei que por ser uma exposição gratuita, eu não estava com expectativa nenhuma, mas é um lugar impressionante. Eu não conhecia o artista e é muita riqueza cultural, muitas expressões culturais diferentes. Esse espaço aqui carrega muita cultura”, diz ela.
A mostra busca trazer o legado do artista que defendia que os artistas latino americanos buscassem mais as suas raízes e influências dentro do próprio povo.
A exposição vai até o dia 09/03/2026 e a entrada é gratuita. O Centro Cultural Banco do Brasil está localizado na Rua Álvares Penteado, 115 - Centro Histórico - o horário de funcionamento é de quartas-feiras às segundas-feiras: das 09h00 às 18h00.
A Central de Notícias da Rádio Vila Alpina é uma iniciativa do Projeto “Ponto de Cultura”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo

Comments