EdPopRua tem se espalhado pelo Brasil e chegou a São Paulo ainda em 2025.
- forumfdc
- Dec 17, 2025
- 2 min read
O novo projeto visa ensinar cuidados de saúde para população em situação de rua
Por: João Victor Montoza e Luiza Borgli
O Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde para o Cuidado à População em Situação de Rua, conhecido como EdPopRua, chegou à São Paulo possibilitando com que pessoas que atuam diretamente com pessoas em situação de rua, possam desenvolver melhores estratégias de cuidado com as necessidades de saúde desta parcela da comunidade.
O projeto, desenvolvido pelo Instituto Aggeu Magalhães junto ao Instituto Fiocruz Pernambuco, e chega como mais uma ferramenta de democratização da saúde do SUS. O projeto que ainda está em fase piloto, inicialmente terá vagas abertas para São Paulo e Pernambuco. Larissa Barros, da Coordenadora de acesso e equidade em Saúde da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, comenta a ideia do projeto.
“É um curso para 5 mil trabalhadores da atenção primária, que atuam diretamente com a população em situação de rua, mas incorpora nas suas turmas a participação direta dos movimentos sociais, de pessoas que estão em situação de rua ou que tem trajetória de rua, e que tem atuado diretamente com a gente”.
O Curso busca um trabalho conjunto com os Movimentos Sociais e pessoas que atuam diretamente com a população em situação de rua, o projeto ainda prevê ações nos territórios, para garantir o acesso da população de rua e equipamentos de saúde. O Coordenador do movimento nacional de População de Rua, Darci Costa afirma a importância do projeto.
“Esses eventos são importantes justamente para trazer uma formação apropriada no atendimento da saúde e também formação de novas lideranças. É importante conhecer o público que está sendo atendido, é importante conhecer também o território, suas dificuldades, e como podemos construir isso buscando soluções”.
O objetivo primário é garantir a formação de profissionais em um curso com 181 horas de conteúdo com uma metodologia voltada ao diálogo. As inscrições poderão ser realizadas pelo site do Instituto Aggeu Magalhães, onde também estão mais informações sobre o projeto.
A Central de Notícias da Rádio Vila Alpina para a Vida é uma iniciativa do Projeto “Ponto de Cultura”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo

Comments