top of page

CHARADA LOCADORA, EM SAPOPEMBA, SE TRANSFORMA EM REFÚGIO CULTURAL

  • forumfdc
  • Dec 30, 2025
  • 2 min read

Com uma programação diversificada, Charada se consolida como refúgio cult para os amantes do cinema.

Reportagem: Caroline Rossetto


Os anos 1990 e 2000 significaram a era de ouro das locadoras no Brasil. Quem nunca esperou pelo final de semana para alugar os lançamentos mais disputados e assistir aquele filme com a família e os amigos? Segundo dados do documentário “ Cinemagia - A História das Videolocadoras”, só em São Paulo, a cidade chegou a ter quase 3.000 locadoras de filmes em funcionamento nessa época.

Com a chegada do streaming e a fabricação de videocassetes cada vez menores, o hábito de alugar fitas e DVDs foram perdendo espaço, mas não por completo. Atualmente, existem apenas 4 locadoras que sobrevivem a todo esse turbilhão tecnológico.

Uma delas é a Charada Locadora, inaugurada em 1995, por Gilberto Petruche, que tinha um emprego tradicional e decidiu abrir a locadora no bairro, que não tinha espaços de cultura e lazer. Atualmente, ela é a última sobrevivente da Zona Leste da capital, localizada em Sapopemba, com um acervo de 14.000 mil DVDS e 7 mil fitas VHS.

Muito além de locadora, a Charada se transformou em um refúgio cultural e um reduto para cinéfilos e amantes de arte e cultura. Mesmo com os streamings, Petruche ainda empresta cerca de 100 filmes por mês para um pessoal mais saudosista e que faz questão de manter viva a tradição.

Em uma era cada vez mais nostálgica, Gilberto responde, se um dia as locadoras poderão a voltar a ser um ponto de encontro novamente:

“A locadora como era não vai. A molecada de 20, 25 anos não sabe o que era uma locadora. Ela imagina como era, de ver uma ou outra que ainda resiste e tal. A locadora era um evento. Você ia numa sexta feira e era quase religioso. Você vinha no local, conversar e trocar uma ideia, levava a família e as crianças e ficava pensando em que filme ia levar. Ninguém tinha muitas alternativas: tinha a TV, o cinema e a locadora que tinha acabado de chegar. Essas eram as formas de assistir filmes. Não tinham outras formas e isso fazia ser um evento único. Era mágico. Esse momento já foi”, diz ele.

A Charada Locadora se mantém com uma programação cultural diferenciada, com encontros musicais, festivais de curtas, exposições, feiras, debates e oficinas. Para saber mais sobre a programação, é só acessar as redes sociais e ficar antenado com o que acontece por lá: @centroculturalcharada.

A Central de Notícias da Rádio Vila Alpina é uma iniciativa do Projeto “Ponto de Cultura”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • SoundCloud

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

Filiada à

bottom of page