O PREFEITO RICARDO NUNES SANCIONA LEI DE OPERAÇÃO URBANA NO TAMANDUATEÍ.
- forumfdc
- Jan 17, 2024
- 2 min read
Reportagem: Caroline Rossetto
No dia 10 de Janeiro de 2024, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) esteve na Antiga Fábrica da Antártica, na região da Mooca, para sancionar a Lei de Operação Urbana do Tamanduateí.
A Lei de Operação Urbana é um projeto de lei que está em discussão desde 2014, na época da gestão do então prefeito Fernando Haddad. O texto foi aprovado na Câmara em dezembro de 2023, com 46 votos favoráveis e 5 votos contra.
Essa operação urbana no entorno do Tamanduateí contempla uma área de aproximadamente 16 milhões de metros quadrados e que agrega os seguintes bairros: Cambuci, Henry Ford, Mooca, Ipiranga e Vila Prudente. Esse programa prevê a flexibilização de novas construções, áreas verdes e dez novos parques nessas regiões, sendo um deles, de modalidade inundável, bem parecido com o sistema de irrigação dos famosos jardins de chuvas, espalhados pela capital paulista e maior mobilidade urbana.
Um dos objetivos do programa também é construir unidades habitacionais no território, aproveitando terrenos vazios e desocupados para abrigar famílias que estão em ocupações irregulares.
O presidente do MSTI ( Movimento do Sem Teto do Ipiranga ) e Conselheiro Municipal de Habitação do município da Cidade de São Paulo, Maksuel José Costa nos contou um pouco sobre essa conquista, depois de muito tempo de luta:
“Afetar, vai afetar no bom sentido da coisa. Estamos na Antiga Fábrica da Antarctica e ela não cumpre a sua função social. É um espaço gigantesco, abandonado e agora foi comprado e a previsão dele é a construção de um hospital nesse espaço.Para a gente, é de grande valia. Mais uma espaço público, de qualidade de vida, mais um espaço que a comunidade pode utilizar na questão de saúde. Não só de saúde, a gente entra na questão habitacional. Você tem noção, a macro região que temos: como a Vila Carioca e Mooca; Na Vila Carioca, por exemplo, no terreno da Petrobras, só lá serão construídas mais de 3.500 unidades habitacionais. Então, atende todo o processo de urbanização de Heliópolis, atende as necessidades da comunidade e do movimento social”, diz ele.
Além das novas construções, um dos debates é a facilidade da construção de novos edifícios, altos e baixos e o restauro e transformação de bens tombados,com o objetivo de beneficiar e facilitar o acesso da população a equipamentos públicos: como a Tecelagem Labor e as Oficinas Casa Vanorden, na região da Mooca, zona leste de São Paulo.
Para acompanhar o andamento das obras, foi criado um grupo de gestão, cuja coordenação será feita pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, além de diversas entidades da administração municipal.
A Central de Notícias da Rádio VILA ALPINA é uma iniciativa do Projeto “A MÚSICA BRASILEIRA CONTRA O RACISMO”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
Comments